terça-feira, 22 de setembro de 2009

TRABALHANDO COM O GÊNERO BLOG

Caros professores,

Dia 30 de setembro de 2009, faremos uma oficina diferente, no laboratório de informática. Como trataremos do gênero blog, nada melhor do que desenvolver nossas atividades no próprio meio virtual, que é o lugar de publicação desse gênero.
Para tanto, contamos com o apoio de uma dupla de professores do NTHE: Domingos e Marilene, a quem agradecemos muito pela parceira (e paciência).
Nossa expectativa é que essa experiência, somada à de vocês, contribua para favorecer a aprendizagem significativa desse gênero.

5 comentários:

  1. O blog é uma ferramenta muito importante, porém, diante da realidade de nossas escolas e de nossa clientela, que não tem acesso a essa tecnologia, fica inviável sua utilização prática. Ainda levaremos tempo para que a inclusão digital se torne uma realidade.

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima foi postado pelos professores Francisco Bezerra, Naianna Karla e Solange Campelo.

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE 4
    há algumas diferenças entre o blog e o diário íntimo, no diário escreve-se mais para sí sem muita intenção que leiam. No blog há um compartilhamento de idéias, sugestões e comentários.
    gislane nascimento

    ResponderExcluir
  4. Atividade 4
    Semelhanças-Ambos os textos são de caráter informativo,onde se expressam seu ponto de vista sobre determinado assunto.
    Diferenças-No diário intímo,embora o assunto tenha um caráter informativo, trata-se de algo pessoal.Enquanto que no blog tem se informações
    que são escritas para serem lidas e comentadas, envolvendo o leitor.

    Rosimeire

    ResponderExcluir
  5. Olá!Li algumas coisas desse blog e gostei muito.
    Sou professora e moro no Paraná. Trabalho também com a formação continuada de professores. Faço parte deu um grupo de pesquisa que tem material didático publicado sobre Sequencia didática. Publicamos 3 cadernos pedagógicos que trabalham com diferentes gêneros, estamos em fase final do 4º caderno e já preparando o 5] que tratará dos gêneros orais.

    Sou bolsista da CAPES e faço parte de um projeto vinsulado ao Obsrvatorio Educacional,através da UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) trabalhando com professores de municipios de baixo IDEB,em encontros de formação continuada, onde abordamos sobre os gêneros e descritores da Prova Brasil.
    Acredito que a formação continuada dos professores seja um dos caminhos para encontrarmos melhorias na tentativa de oferecer um ensino de qualidade.

    Minha pesquisa do mestrado envolve o blog também. mais especificamente, abordo os comentários dos blogs, estou compreeendendo-os como cartas do leitor no ambiente virtual. entendo o blog como um gênero hibrido, que iniciou com a função social de diário,mas tomou proporçoes maiores.
    Como vocês tem um grupo de formação nessa área e utiliza essa ferramenta , gostaria de saber se vocês tem bibliografias para me indicar a respeito do blog, pois encontramos poucas coisas publicadas nesse sentido.Agradeço se tiverem algo e penso que podemos compartilhar nossas experiencias em relação a formação de professores e ao estudo dos gêneros.

    PARABÉNS PELO TRABALHO E SE QUISSEREM SABER MAIS SOBRE O MEU TRABALHO ESTOU A DISPOSIÇÃO.
    NA ESCOLA QUE TRABALHO TEMOS TAMBÉM UM BLOG, ONDE AS CRIANÇAS INTERAGEM NAS AULAS DE INFORMATICA EDUCACIONAL, VOU PASSAR O ENDEREÇO PARA QUE VOCÊS POSSAM SEGUIR E VER ALGUMAS COISAS PUBLICADAS SOBRE A SEQUENCIA DIDÁTICA QUE TRABALHAMOS.

    escolalauroluiz.blogspot.com

    Um abraço e parebéns pelo trabalho
    meu email: aparecida_73simioni@hotmail.com

    ResponderExcluir